A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /htdocs/home/mangaconsulting.com.br/www/index.php:1)

Filename: libraries/Session.php

Line Number: 689

Manga Consulting

Design como sinalizador de qualidade
Por Édipo de Queiroz Santiago

05/01/2016 14:00
Como muitas empresas conseguem obter sucesso durante longos anos com uma identidade visual inadequada ou mesmo sem nenhuma coordenação de comunicação visual em seus materiais de comunicação? Essa é uma das perguntas que são feitas por aqueles que enxergam com desconfiança o impacto real do design e identidade visual para o sucesso de uma empresa. A resposta, que desagrada designers e publicitários, é que uma empresa pode sim prosperar por um relativo tempo sem uma identidade visual coerente, pois o sucesso de uma empresa depende de outros fatores como gestão de caixa, gestão de funcionários, atendimento, produtos, política de preços adequada e uma estratégia de distribuição eficiente. Porém, existe um ponto de desenvolvimento de qualquer empreendimento em que o design passa da etapa de não atrapalhar para não ajudar. Isto acontece, porque a maioria dos formadores de opinião, que são aquelas pessoas que detém o poder simbólico de eleger algo como desejável, veem no design um sinalizador de qualidade, pois o primeiro impacto, seja em um cartão de visita ou em uma fachada é o que há de mais palpável para avaliação de
qualidade. Por isso, se sua empresa faz sucesso e você tem margem para investir em uma revitalização de marca e uma identidade visual coerente com as características que você
deseja comunicar está na hora de você fazê-lo.
 
ÉDIPO DE QUEIROZ SANTIAGO é Publicitário e Jornalista formado pela Universidade Federal do Pará e Estácio – FAP. Cursou o Bootcamp de Planejamento de Comunicação da Miami ad school | Espm. Em sua trajetória passou pelo Núcleo de Marketing do Banpará, atuou como planejador na agência Amazônia360 onde atendeu clientes como Vale, Oi, Norsk e Hydro Alunorte. Atuou como planejamento estratégico e redator na agência paulistana Academia da Marca antes de se tornar Consultor de Marketing da Manga Consulting