Severity: Warning
Message: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /htdocs/home/mangaconsulting.com.br/www/index.php:1)
Filename: libraries/Session.php
Line Number: 689
O dia começa e João atende os clientes de seu supermercado logo no início da manhã. Em seguida ele vai ao banco e perde 2 horas para realizar o pagamento de um boleto de um fornecedor. Ainda no banco ele é acionado pela esposa sobre a necessidade de cadastro dos produtos de perfumaria que também são realizados por ele. Neste dia, ele recebe três fornecedores de diferentes produtos e ainda realizou o fechamento do caixa.
No decorrer desses anos de consultoria, atendendo pequenas e médias empresas, notamos que muitas histórias de muitos empresários como João se repetem. Começaram sozinhos, muitos sem estudo, sem apoio, com pouco dinheiro, sem conhecimento de mercado e até mesmo do próprio negócio. Entretanto todos com força de vontade para quererem vencer na vida e realizar seus sonhos, porém acumulando mais funções do que eles poderiam realizar.
Esses empresários se tornaram reféns do seu próprio negócio. Como assim reféns? Muito simples, por terem crescido de forma desorganizada sem uma estrutura organizacional, uma divisão de tarefas, com cargos e responsabilidades, bem definidas eles se tornaram responsáveis por tudo na empresa. Ou seja, tudo na cadeia da empresa gira em torno de si. Tudo está atrelado a decisão deles. E isso é muito comum. A falta de confiança, o medo, a ausência de processos e controles que gerem segurança aos empresários, atrelado a falta de profissionais que passem segurança, a falta de treinamento gera toda essa insegurança. E por não conseguirem quebrar todos esses paradigmas, essa falta de organização, os empresários tem um acúmulo muito grande de todas as demandas.
Uma empresa desorganizada não funciona corretamente. A falta de investimento em uma boa estrutura organizacional acarretará em problemas, entre eles: em controlar níveis de demanda, em contratar funcionários no momento certo, em ter um plano de carreira que satisfaçam os colaboradores ou escolher bons líderes. Resumidamente a produtividade fica comprometida sem um organograma funcional.
Hoje podemos dizer que a Estrutura Organizacional é um dos pilares mais importantes que uma organização precisa ter. É um instrumento determinante na sustentabilidade das empresas.
Mas afinal de contas o que é estrutura organizacional? Nada mais é que a divisão de cargos, de setores e de tarefas, em diferentes níveis hierárquicos. Alocando pessoas dentro da empresa de modo que todo o potencial delas seja aproveitado. Tudo isso tem que ser pensado com bastante cuidado, pois a estrutura organizacional acaba influenciando na cultura organizacional como um todo. Então é necessário levar em conta o estilo da empresa e seu ramo de atuação.
Lendo assim parece complicado, entretanto não é!
Um dos primeiros passos que podemos tomar é identificar como será a hierarquia de cargos na sua empresa. Que irá depender muito do tipo de negócio que sua empresa está inserida.
É importante ressaltar que não existe uma estrutura organizacional certa e sim uma que irá se adaptar melhor ao tipo de negócio que sua empresa está inserida.
E pra finalizarmos a última dica e quem sabe a mais importante: se você está começando seu negócio ou já tem constituído o seu pense na estrutura organizacional da sua empresa sempre. Isso vai ajudar a você ter uma visão bem mais clara e objetiva do que você quer ou onde você quer chegar. Isso vai fazer com que você consiga implementar sua cultura organizacional. Ou seja, é a melhor maneira de acompanhar os resultados, de identificar o perfil dos funcionários e identificar aqueles que realmente estão alinhados com os objetivos da empresa. Isso lhe trará maior segurança e confiabilidade
Lembre-se que estrutura organizacional é como armar um time de futebol. Existe um técnico que tem pleno conhecimento de seus objetivos e funções que treina seus colaboradores, identifica e mostra seus pontos fortes e o aloca na melhor posição. E mostra até onde eles podem chegar (hierarquia). E os motivos para que consigam alcançar seus objetivos, seja por desafio ou por segurança. Conte com a gente para treinar o seu e levarmos você a vitória de resultados qualitativos e financeiros eficientes.
Breno Brito é consultor de logística e desenvolvimento de processos da Manga Consulting, formado em Engenharia de Produção (Unama) e Pós-graduando em logística (FGV) passou por setores de produção de empresas multinacionais do Pará.